domingo, 27 de maio de 2012

A Terra - vista do céu!


Fotografia é uma grande magia, sempre!

Há na foto algo de poderoso e singelo; o olhar e a captura do tempo.

Sempre me recordo da primeira grande foto de satélite que conseguimos, no CNFCN, de nossa região Norte Noroeste Fluminense, incluindo a projeção do Cabo de São Tomé para dentro do mar...como esta foto foi importante e transformadora em nossas aulas de ecologia e introdução ao pensamento ambiental! 

Com a proximidade agora da Rio+20, vários eventos temáticos estão ocorrendo na cidade maravilhosa, muito numa perpectiva de chamamento da cidadania para um encontro pouco comum entre os povos: discutir a saúde da Terra e o prosseguir da espécie humana na epiderme deste organismo cósmico!

Não há caminhos simples a serem trilhados pela humanidade neste momento de crises globais, crises econômicas, crises socioambientais e mutações climáticas em processamento veloz.

Pois na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, há uma belíssima exposição, a céu aberto, de fotografias fantásticas, que foram produzidas a partir de um olhar de cima, do alto, numa visão panorâmica de cuidado com a interface entre o magnífico da beleza natural e o trágico da presença humana em descompasso.

Nos últimos dias eu tenho passado por lá, e sempre que estou pela Cinelândia eu paro! Paro para contemplar, paro para relembrar, paro para perceber, uma vez mais, o quanto aquelas fortes imagens são capazes de produzir efeitos sobres quaisquer indivíduos que transitam...  

E já que estamos falando de Rio+20, também vale conhecer a opinião de Mauro Santayana sobre o Código Florestal e os ricos: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário