segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Acre: uma história à sua espera

Por todo o país existem lugares especiais que nos remetem à Independência do Brasil. Arrume um espaço na agenda e escolha o destino!
No mês da Independência do Brasil, conhecer Rio Branco, capital do Acre, pode reservar uma grande surpresa. O Memorial dos Autonomistas é uma boa pedida para quem gosta de turismo histórico. O nome se refere aos homens que participaram da luta que transformou o território do Acre em estado, em 1957.
Antes, ele era parte da Bolívia, mas a maioria da população era formada por brasileiros, que não obedeciam às autoridades bolivianas. Em novembro de 1903, com o Tratado de Petrópolis, foi legitimada a posse do Brasil sobre o Acre.
O memorial fica anexo ao Palácio Rio Branco, sede do governo do estado. Fundado em setembro de 2002, ele guarda jornais do período entre 1904 a 1962, fotos históricas do estado, objetos marcantes e textos sobre os mais importantes episódios e os principais personagens da trajetória do Acre.
Guiomar Santos, o então senador responsável pelo projeto de lei de elevação do Acre a estado, e sua mulher, Lydia Hammes, estão enterrados no memorial em túmulos construídos especialmente para o local. Eles são as principais lembranças deste momento da história do Acre e também do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário