quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cartagena à mesa









Um dos melhores prazeres ao visitar outros países é experimentar a gastronomia local. Degustar novos sabores e combinações, pratos tradicionais e uma cozinha nativa é praticamente uma obrigação cada vez que se conhece um destino novo. E Cartagena não é uma exceção.

A gastronomia da “La Heroica”, como também é conhecida a cidade, e do Caribe Colombiano em geral, é uma mescla de sabores intensos com alimentos locais como aves, carnes vermelhas e frutos do mar e do rio, acompanhados de batata fritas, arroz, sopas e ensopados. Mas Cartagena também é uma cidade que adotou elementos internacionais para incorporar seus pratos e oferecer uma rica combinação entre a comida local e a estrangeira.

Tanto a própria cidade como o setor praieiro de Bocagrande oferecem mais de 1000 restaurantes para todos os gostos. Desde a comida mais tradicional que inclui pratos típicos como broa de ovos, bolinhos de mandioca ou de feijão, arroz com cocô, mandioca com molho costeiro ou salsicha – que podem ser comidos em pequenos locais de comida rápida ou em grandes casas antigas - até os mais refinados pratos da chamada cozinha fusão em restaurantes de luxo.

A cozinha da Cidade Amuralhada, declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984, esconde em suas raízes heranças espanholas e africanas. Entre os frutos do mar, a principal base de sua culinária, o grande preferido é o peixe como o pargo, mero, jurel, sierra ou mojarra.

Destacam-se também pratos como lagostas, camarões, caranguejo, polvo e lula, todos preparados na brasa, assados, ao alho ou ao vinho para oferecer aos turistas uma experiência inagualável.

Para acompanhar os pratos é possível encontrar os melhores vinhos, mas a cultura caribenha conserva a tradição de beber um bom suco de fruta natural, como tamarindo ou limonada de coco.

Uma vez em Cartagena não se pode deixar de visitar alguns restaurantes ícones da cidade.



· El Santísimo é um restaurante que tem sido reconhecido por sua originalidade e rica comida que apresenta pratos inspirados em aspectos religiosos, pecados e mandamentos. Uma cozinha fusão que mescla elementos típicos com a comida francesa.



· El Club de Pesca fica em uma das fortalezas militares da colônia da Bahía de Cartegana, construída em 1743. Como o nome sugere, sua especialidade são os frutos do mar.



· Juan del Mar é um restaurante espetacular recomendado por sua vasta oferta em frutos do mar, pizza e calzoni.



· La Vitrola oferece uma grande variedade de pratos e conta com uma decoração ao estilo cubano, sem perder seu caráter internacional. É conhecido como o restaurante das celebridades.



· 8-18 é um restaurante com um ambiente moderno, exclusivo e acolhedor que combina a rica comida mediterrânea com a tradição cartagenera.



· No Hotel Sofitel Santa Clara, encontra-se o 1621 (dezesseis vinte e um), um restaurante cuja decoração resgata a arquitetura do ano de 1621, quando o lugar era o refeitório das freiras Clarisas que ocupavam o recinto. Oferece pratos desde do velho ao novo mundo.



· O restaurante Don Juan oferece pratos com especialidades em frutos do mar, que podem ser admirados enquanto são preparados pelo chef.



· São Pedro, localizado na praça que leva o seu nome, oferece um ambiente mágico ao ar livre em frente a mítica igreja de São Pedro no centro histórico. Oferece uma deliciosa fusão de comidas asiáticas e todo tipo de bebida.



E assim continua a lista com infinitas opções para atender aos paladares mais exigentes, com uma oferta variada de sabores e cores que fazem a estadia em Cartagena, uma viagem com o melhor da cozinha caribenha.



Para fotos em alta resolução, acesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário