terça-feira, 12 de junho de 2012

Portugal em duas rodas


Para observar as belezas portuguesas sob uma nova ótica, o Turismo de Portugal, em parceria com a agência de turismo Caminhos da Natureza, elaborou o MT Bike Tour, um roteiro de ciclismo para quem pretende conhecer pedalando um pouco mais da Península Ibérica. O itinerário começa em Madri e vai até Lisboa, dura 15 dias e termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. A aventura totaliza 1200 km emoldurados por belas paisagens como montanhas, florestas e a orla do Oceano Atlântico.

O primeiro dia começa com a arrumação do equipamento e o encontro com os colegas de aventura na Praça do Sol, em Madri. Na saída da cidade, o grupo passa pelo estádio de futebol Santiago Bernabéu, estádio oficial do time Real Madrid. Em questão de poucos quilômetros, o grupo segue em direção à cidade de Miraflores. No caminho, campos dourados garantem uma visão privilegiada do percurso. Na chegada à cidade, é possível apreciar a imponência da montanha Guadalarrama, a 1.100 metros de altitude.

Após passar por pequenas cidades como Cercedilla, Ávila, Barco D’ávilla, Sotoserrano, Pinofranqueado, V. Fresno e Sabugal, agora é a hora de aproveitar os atrativos de Portugal. Manteigas inicia o roteiro português com suas vilas históricas construídas em granito e castelos medievais que respiram história. A montanha mais alta do país, a Serra da Estrela, complementa a paisagem incrível apreciada pelos ciclistas. O vilarejo de Castanheira de Pera, um dos pontos fortes do roteiro, propicia um dos cenários mais exuberantes do percurso. Há longas travessias em um parque eólico a 1.000 metros de altitude. Para observar as mudanças de cenários naturais, o roteiro passa por vilas típicas, por uma cachoeira e por uma bela trilha em direção ao cânion Alge. Depois, é possível ter a experiência de ver de perto olivais e azinheiras e pedalar em direção a Tomar, conhecida como Cidade dos Templários.

A inesquecível trilha com vista para o Oceano Atlântico começa no próximo destino: Rio Maior. Os caminhos históricos são cercados de pedras do reino, mineral bastante utilizado nas construções históricas portuguesas, e há a brisa do mar que permite uma grande sensação de bem estar. No dia seguinte, o grupo segue para a cidade de Cascais, passando pelo famoso Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. Nesse momento, o ciclista pode decidir entre ir de carro até Lisboa ou ficar em um hotel em Cascais. Outra opção é pedalar um circuito de aproximadamente 2 horas em direção a charmosa Lisboa.

Para fechar o pacote turístico, o ciclista tem três opções. A primeira, a travessia guiada, inclui todos os hotéis, transporte de equipamentos, refeições principais e lanches durante o percurso, e é indicada aos ciclistas iniciantes. Já o tour de suporte atende a um público mais independente que seguirá os caminhos por meio de um GPS, porém com o conforto de serem acompanhados por uma van de suporte. Os experientes em trilhas podem optar pelo self-guided-tour, que inclui a hospedagem, o GPS e as informações necessárias sem a companhia do grupo de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário