quarta-feira, 20 de junho de 2012

Workshop Itália para Todos promove debate sobre ações voltadas ao desenvolvimento do turismo acessível



Para Roberto Vitali, cadeirante e membro da Comissão para a Promoção e apoio ao turismo acessível do Ministério do Turismo da Itália, cidades precisam desenvolver ações que dêem autonomia para o turista com necessidades especiais

O Turismo Acessível será um dos destaques do Workshop Itália para Todos, que acontece em São Paulo nesta terça-feira, dia 19 de junho. Para ministrar uma palestra sobre o tema vem ao Brasil o italiano Roberto Vitali, cadeirante e consultor da região do Vêneto para o turismo acessível, membro da Comissão para a Promoção e apoio ao turismo acessível do Ministério do Turismo da Itália.

De acordo com Vitali, a Itália tem desenvolvido ações para o turismo acessível, como a elaboração de um manifesto assinado em março de 2011 com a ENAT (Rede Europeia de Turismo Acessível). A partir deste mês, o país reconstituirá a Comissão de Turismo Acessível do Ministério do Turismo, que desenvolverá, em parceria com organizações que representam a indústria do turismo e as pessoas com deficiência, ações para promover a implementação do manifesto assinado com a ENAT em todas as regiões italianas.

Ele sugere que os países criem um banco de informações a ser disponibilizado aos turistas com deficiência e operadores turísticos, bem como o acompanhamento de dados sobre as estruturas turísticas e de interesse turístico por meio de um método objetivo. Na Itália é utilizado o V4AInside (sistema desenvolvido exclusivamente para a coleta deste tipo de informação). Vitali ainda recomenda investimentos na formação de pessoal, tanto na área do turismo quanto nas demais áreas técnicas, como projetistas, gestores, entre outros.

“É necessário partir do princípio que os turistas portadores de deficiência devem ter informações suficientes para poder decidir com autonomia a sua próxima viagem de férias”, afirma. Para Vitali, esta ação permite avaliar a acessibilidade de locais turísticos e os serviços disponibilizados no interior deles, aspectos essenciais para o desenvolvimento deste mercado.

Sobre a cidade de São Paulo, na qual 31% da população apresenta algum tipo de deficiência, segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Vitali, que já esteve na capital paulista por duas vezes, avalia que o sistema de transporte, via metrô, é bem avançado.

O consultor da região do Vêneto informa que duas cidades são referência mundial no turismo acessível: Barcelona e Vancouver, que executam diversas ações para o desenvolvimento e promoção da acessibilidade.



Serviço

Workshop Itália para Todos

Dia: 19 de junho

Horários: 15h às 19h (Workshop e palestras)

Local: Avenida Ipiranga, 344, Centro (Edifício Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário