sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prefeitura de São Paulo apresenta atrações do Natal Iluminado 2012

Abertura oficial acontecerá na Catedral da Sé, nesta sexta-feira (30).

Os preparativos para o Natal Iluminado 2012, uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da SPTuris), estão a pleno vapor. A abertura oficial da programação será realizada nesta sexta-feira (30) com uma celebração na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente, que serão transmitidos em tempo real em projeções na fachada da Catedral e na sequência acontece o espetáculo de luzes que mapeiam arquitetura externa do prédio. A partir desta data, as diversas atrações começam a ser ativadas e a cidade fica decorada até 6 de janeiro de 2012.

A grande novidade desta edição acontecerá nos bairros. Nas 31 Subprefeituras da cidade serão montadas Praças de Natal, palcos decorados para receber apresentações natalinas e outras ações temáticas. Os Corais do Instituto Baccarelli, entidade que atende cerca de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis em programas que visam oferecer formação musical e artística de excelência, irá se apresentar em todas as Praças de Natal. As apresentações se iniciam em 6 de dezembro.

A programação completa do Natal Iluminado 2012 poderá ser conferida no site de Natal: www.cidadedesaopaulo.com/natal, a partir de 1° de dezembro.

Outras grandes atrações são o Presépio oficial da cidade, pela primeira vez na sede da Prefeitura, e uma pista de patinação no gelo com 375 m², totalmente gratuita, na região do Ibirapuera. O Presépio terá seis figuras representando personagens bíblicos e bichos, animatronics e em tamanho real, a partir de 7 de dezembro.

No sábado, 1º de dezembro, às 20h30, será inaugurada a projeção da Fonte Multimídia do Ibirapuera. Serão duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. A novidade fica por conta de músicas de Maria Bethânia e Dominguinhos, homenageando o Brasil. Além da projeção, mais de 200 árvores serão decoradas com um milhão de lâmpadas de LED, iluminando o entorno da fonte.

A Praça de Natal da Avenida Paulista será acesa no dia 5 de dezembro. A estrutura de mais de 1 mil m², que também será usada para o Réveillon na Paulista, fica localizada entra as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. O tema deste ano será "Banda de Noeis", com um trio de Papais Noeis gigantes com dez metros de altura cada um. Não haverá visitação interna para o público.

Pela primeira vez, a Represa da Guarapiranga terá uma Cortina d’Água de 72m² com feixes de luz a cada 30 minutos. O espetáculo de projeções tem duração de 9 minutos, divididos em 3 atos. No local, também haverá uma árvore de 15 metros. A inauguração será no dia 8 de dezembro. Já a tradicional Árvore do Ibirapuera será inaugurada em 9 de dezembro, com apresentação do Coral do Instituto Baccarelli.

A Prefeitura de São Paulo vai também iluminar mais de 10 mil pontos da capital paulista em 200 km de ruas. Cerca de 400 árvores de LED serão instaladas nas Praças Charles Miller, Roosevelt e Memorial 17 de julho, e ainda no Largo de Pinheiros e Avenida Paulista. Os Arcos na Avenida 23 de Maio, a Passarela Miguel Reale (Estaiadinha) e a Ponte Orestes Quércia (Estaiada) também receberão decorações especiais.

Os projetos especiais do Natal Iluminado 2012 são realizados numa parceria entre a Prefeitura de São Paulo com a iniciativa privada. Neste ano, os parceiros são: Associação Comercial de São Paulo, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Redecard, Sabesp e Santander. O Natal Iluminado conta também com o apoio do Departamento de Iluminação Pública, da Eletropaulo, da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, das Secretarias Municipais de Cultura, Esportes, do Verde e de Coordenação das Subprefeituras.

Iluminação nas principais ruas, avenidas e praças
Avenida 23 de Maio, Praça da Sé, Praça Campo de Bagatelle, Avenida Olavo Fontoura, Avenida Brás Leme, Avenida Bernardino de Campos, Rua Maria de Paula, Avenida Pacaembu, Avenida Doutor Arnaldo, Rua Sena Madureira, Largo do Arouche, Praça Jácomo Zanela, Praça Floriano Peixoto, Largo da Vila Prudente, Avenida Washington Luís, Parque do Povo, Praça da Conquista, Praça Augusto Ruschi, Praça Luís Carlos Mesquita, Praça do Pôr do Sol, Praça Cornélia, Rua Araújo, Praça Apecatu, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Largo da Matriz, Praça Amailia Solitari, Praça Santo Eduardo, Praça Antonia Espinosa Picerni, Praça Bento de Camargo Barros, Avenida Radial Leste, Praça das Guianas, Avenida Rebouças, Avenida Pompeia, Praça João Mendes, Avenida São Luís, Vale do Anhangabaú, Avenida Sumaré, Avenida D Pedro I e Avenida 9 de Julho.

Turismetrô especial de Natal
Para conhecer algumas das ações do Natal Iluminado, turistas e moradores da metrópole podem participar de visitas guiadas utilizando o Turismetrô, consagrado programa de roteiros turísticos populares da SPTuris que usa o metrô como meio de transporte. O passeio será oferecido aos sábados e domingos, de 8 a 23 de dezembro, com três saídas por dia, sempre às 16h, utilizando três bilhetes de metrô (R$ 9). A venda dos ingressos acontece no balcão da atração localizado na Estação Sé de onde partem os roteiros.

O Turismetrô conta regularmente com outros cinco programas regulares: República, Luz, Sé, Paulista e Liberdade. Mais detalhes estão disponíveis pelo telefone (11) 2958-3714.

Há ainda os roteiros oferecidos pelas agências de turismo receptivo da cidade. Toda a programação estará disponível no site www.cidadedesaopaulo.com/natal.

Serviço:

Abertura Oficial do Natal Iluminado
(parceria Associação Comercial de São Paulo)
Evento: celebração e apresentação da Sinfônica e da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente, seguido de projeção na fachada da Catedral da Sé.
Data: 30 de novembro, às 19h30.
Endereço: Catedral da Sé (Praça da Sé, 383).

Fonte Multimídia do Ibirapuera
(parceria Grupo Pão de Açúcar e Redecard)
Projeções: às 20h30 e 21 horas, diariamente.
Data: a partir de 1º de dezembro.
Endereço: lago do Ibirapuera.

Praça de Natal da Av. Paulista
(Parceria Banco do Brasil e apoio promocional da Globo São Paulo)
Iluminação da Praça de Natal
Data: a partir de 5 de dezembro.
Endereço: entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.
* Não haverá visitação este ano.

Árvore do Ibirapuera
(Parceria Santander)
Evento de inauguração: 9 de dezembro, a partir das 18 horas. Apresentação do Instituto Baccarelli, do Coral Cênico e da Orquestra Santander e queima de fogos.
Iluminação: diariamente, das 19 às 5 horas.
Endereço: Praça Aldo Chioratto, sem n°.

Inauguração do Presépio na Prefeitura
Inauguração: 7 de dezembro.
Endereço: Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15, Centro.

Cortina d’Água da Guarapiranga e Árvore de Natal
(parceria Sabesp)
Inauguração: 8 de dezembro.
Horário: a partir das 20h30, com sessões a cada 30 minutos.
Endereço: Av. Atlântica, na altura do nº 2500.

Pista de Gelo no Parque do Ibirapuera
Inauguração: 10 de dezembro.
Horário: das 14h às 22h.
Grátis.
Aberta a maiores de 5 anos.
Endereço: Clube Escola de Modelismo - Rua Curitiba 290/292 - Paraíso.

Turismetrô Especial de Natal
Data: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro de 2012.
Horário: 16h.
Ponto de partida: Estação Sé do Metrô
Ingressos: guichê do Turismetrô na Estação Sé (custo de três bilhetes de metrô).
Mais informações: www.cidadedesaopaulo.com/turismetro
OBS: Em caso de chuva, o roteiro é cancelado.


Site de Natal: www.cidadedesaopaulo.com/natal, no ar a partir de 1° de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário