quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ministro do Turismo quer tornar Colômbia num destino de classe mundial

A Colômbia vai receber este ano 3,3 milhões de turistas, o que representa um aumento de 8,3% em relação a 2011, afirmou o ministro do turismo de Colômbia Sergio Díaz-Granados em entrevista ao portal turístico colombiano "Arecoa.com", referindo também que quer tornar o país num destino de classe mundial.

Para 2014 o ministro espera um incremento anual de 9%, para os quatro milhões de turistas estrangeiros.

O executivo fala do crescimento em termos de chegadas de turistas estrangeiros, nomeadamente, de mercados emissores como o Chile, Argentina, Alemanha e Canadá, e sublinha ainda o crescimento do PIB do sector da hotelaria e restauração que no primeiro trimestre de 2012 foi de 3,7%, ficando um ponto percentual abaixo do crescimento total.

As alterações legislativas e a criação da nova lei de turismo vão dar ao Ministério do Turismo as ferramentas que este necessitava para potenciar o sector para chegar à meta de ser um destino de classe mundial, refere também o ministro, que entre as diversas ferramentas, destaca a necessidade de coordenação entre o sector público e privado e o fortalecimento do fundo de promoção turística.

Entre outros assuntos abordados, esteve o novo acordo de céus abertos com os Estados Unidos em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013, que irá permitir às companhias de aviação de ambos os países voar de forma ilimitada para qualquer cidade, e que vai, sobretudo, beneficiar o turismo, nomeadamente, o de negócios.

No primeiro semestre deste ano a Colômbia registou um aumento de passageiros em 10,3%, para cerca de 7,2 milhões como consequência do surgimento de novas companhias aéreas.

Neste âmbito foi referido também um melhoramento dos acordos aéreos existentes entre Portugal e Colômbia: "Em termos gerais, incrementamos a operação aérea internacional em 110 voos semanais", disse o ministro do Turismo ao portal.

No passado dia 14 de Agosto, a imprensa de Bogotá citava o director da Aeronáutica Civil do País, dizendo que Portugal e a Colômbia deverão formalizar um acordo aéreo durante a próxima visita oficial do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário