quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Para quem busca o calor, Porto de Galinhas, no Recife, é uma das opções mais populares

Porto de Galinhas é a praia mais conhecida da região de Ipojuca e, não é exagero dizer, uma das mais faladas do Brasil. Em julho, as chuvas podem chegar com mais força, mas duram pouco mais de 15 minutos, principalmente pela manhã. No restante do dia, um calor agradável domina a paisagem.

Foto: Divulgação
E não é somente a orla que conquista os visitantes. São outras 11 praias, com atrativos que vão da simples contemplação à prática de esportes náuticos. Há 18 quilômetros de litoral, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com mar de água cristalina e temperatura média anual de 28]C. Em julho, a máxima chega a 25 ºC. Quem esteve na região há alguns anos nota que, agora, o lugar mudou muito — para melhor —, mais limpo e melhor organizado.
Porto está no centro desses 18 quilômetros de litoral e é a mais badalada da região. São quatro quilômetros de areia branca, coqueiros e águas mornas. Ao seu redor, há boa infraestrutura de bares, restaurantes, supermercados e lojas de artesanato, que funcionam mesmo depois da meia-noite. Algumas ruas são fechadas ao trânsito, o que dá mais mobilidade ao pedestre.

Foto: Caroline Torma/ Agência RBS
Uma das vedetes da Praia de Porto são as piscinas naturais, situadas a cerca de cinco minutos de jangada da orla. Com a maré mais baixa, surgem locais com águas transparentes e peixes coloridos. O ideal é ir de sandálias para não se machucar ao pisar em ouriços e buracos. Curiosamente, uma das piscinas tem um formato bem semelhante ao mapa do Brasil.
Outro exemplo de agitação é a Praia de Maracaípe, espécie de paraíso dos surfistas, que sedia campeonatos nacionais e internacionais do esporte, com suas ondas altas e águas bem claras. No entanto, não é muito apropriada para banhos por causa da forte correnteza. O lugar também é ponto de shows musicais.
No fim de Maracaípe, começa o Pontal, uma praia com faixa de areia para caminhada, bancos de corais, mar calmo e muitos coqueiros. No Pontal de Maracaípe, há oferta de muitas atividades, como aulas de kitesurfe, passeios de lancha, caiaque e de jangada para ver cavalos marinhos e nadar na água salgada ou doce. Além de caminhadas por trilhas, quiosques de bares e restaurantes que servem almoço. O Pontal reúne praia, a foz do rio Maracaípe e o mangue no mesmo lugar. Perfeito para assistir ao pôr do sol, há também badalação noturna na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.
Família

Foto: Caroline Torma/ Agência RBS
Do outro lado do Pontal de Maracaípe fica a praia de Enseadinha, que é parecida com a vizinha por ter recifes de corais, ondas calmas e a vegetação dos mangues. Lá, é possível tomar banho de rio e de mar, passear de jangada, de lancha e caiaque. O mesmo corre com a Cacimbas que tem piscina natural de água transparente, cercada por recifes, o que dá segurança no banho durante a maré baixa. Já a Praia do Borete, situada no trecho entre a vila e os hotéis, tem ondas mais altas e é muito procurada por surfistas.
A de Muro Alto é uma praia perfeita para famílias com crianças por causa das piscinas naturais formadas entre a areia e uma barreira de corais. Represada, a água cristalina e morna se torna um lago de água salgada e sem ondas, onde as crianças podem brincar sem preocupações. Com três quilômetros de extensão, Muro Alto é uma das praias que oferece a melhor infraestrutura de hospedagem, com cinco hotéis e resorts . Da praia, também é possível contratar um passeio de buggy até o Pontal de Maracaípe, trajeto que cobre Porto de Galinhas de ponta a ponta.
A Serrambi é uma praia sossegada e com boa estrutura de serviços. Um lugar perfeito para descansar e relaxar nas piscinas naturais e fazer uma caminhada no fim de tarde. Um dos passeios leva até a ilha de Santo Aleixo, onde é possível ver destroços de naufrágios. Outras praias são Camboa, Cupe e Toquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário