sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasil e Portugal detalham seu intercâmbio cultural

Foi divulgada, nesta terça-feira, oficialmente, no Consulado Geral de Portugal, a parte principal da programação do Ano Brasil Portugal, que acontece de 7 de setembro a 10 de março de 2013 e ocorre simultaneamente nos dois países. Diante da presença de vários artistas e autoridades, o presidente da Funarte e Comissário do Ano do Brasil em Portugal, Antonio Grassi, anunciou as atrações brasileiras de música, artes plásticas, teatro, cinema, dança, literatura, gastronomia, circo e outras expressões culturais que ocuparão as cidades de Lisboa, Guimarães, Porto, Coimbra, Sintra e Faro ao longo do Ano. E anunciou a abertura de um edital para os projetos artísticos que virão a ocupar o Espaço Brasil a ser instalado em um galpão em Lisboa. Os detalhes estarão no site www.anobrasilportugal.com.br.

Ney e Monobloco abrem a festa

Com abertura marcada para 22 de setembro, em Lisboa, com um show de Ney Matogrosso e Monobloco — dois artistas que já se apresentam em terras lusitanas com regularidade —, a programação brasileira em Portugal inclui janelas para a música instrumental (Naná Vasconcelos, Hamilton de Holanda), a poesia (Ferreira Gullar e Arnaldo Antunes, Elisa Lucinda), o teatro (espetáculos de Bibi Ferreira e Marília Pêra), o humor (stand-up de Fernando Caruso com comediantes portugueses), as exposições (Millor Fernandes, Lygia Clark, Bispo do Rosário), uma homenagem ao centenário de Jorge Amado e mostras de filmes. No Espaço Brasil, a programação musical prevê encontros representativos dos estados (Pernambuco, com a orquestra do maestro Spok, Lia de Itamaracá e Lirinha; Pará, com Gabi Amarantos, Pinduca e Fafá de Belém, entre outros) e uma série de concertos-tributos a grandes nomes da música brasileira — entre os quais um a Chico Science, por Otto e Mundo Livre S/A.

Ao anunciar a programação de Portugal no Brasil, o comissário do país europeu, Miguel Horta e Costa, reconhecia haver "imagens e estereótipos a ultrapassar", mas sem esquecer o "vasto patrimônio histórico". A agenda começa no dia 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com um show reunindo a fadista Mariza, a cantora Roberta Sá e a Orquestra Sinfônica da capital. Mariza repete a dose com Milton Nascimento nos dias 9 (em Belo Horizonte, no Palácio das Artes) e 12 (no Rio, no Teatro Municipal).

Programa luso ainda aberto

Entre as atrações portuguesas anunciadas para o Brasil estão também a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian (em espetáculos itinerantes), exposições da pintora Vieira da Silva (no MAM), do designer Fernando Brízio (no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo) e a participação de filmes lusos no Festival Internacional do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo. Em parceria com a editora Leya, está programada a edição de livros de 10 escritores portugueses jovens, além de um volume das cartas de Ophelia ao poeta Fernando Pessoa. "É um programa aberto, ainda estamos no início", disse Horta e Costa.

O encerramento do anúncio da programação foi feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que discorreu sobre o Ano Brasil Portugal. "Esperamos que essa celebração resulte em benefícios concretos para nossos povos e nossas culturas", afirmou a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário