sexta-feira, 13 de julho de 2012

Veja 10 maravilhas da natureza que só o Brasil tem

  Foto: whl.travel
Como já disse muito acertadamente Jorge Ben, o Brasil é mesmo um País “abençoado por Deus, e bonito por natureza”. Por isso, tem destinos de tirar o fôlego e para todos os gostos. Praias, cachoeiras, serras e outras paisagens estonteantes fazem parte dos dez paraísos ecológicos trazidos para você. E você, qual outro incluiria nesta lista?
Bonito, MS
Bonito, no Mato Grosso do Sul, não poderia ter um nome mais adequado. Cachoeiras, cavernas, rios e lagos de águas cristalinas como o Rio da Prata e o Lago Azul  fazem parte do leque de atrações. Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, com atividades como rapel, rafting e mergulho.
Lençóis Maranhenses, MA
A 250 de São Luís, capital do Estado, os Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 270 km² de dunas e lagoas de água doce formadas pela acumulação das chuvas e criando paisagens impressionantes. Paraíso ecológico, o parque tem também rios, manguezais e belas praias.
Chapada dos Veadeiros, GO
Situada no nordeste de Goiás, no Cerrado do Planalto Central, a Chapada dos Veadeiros tem fauna e flora riquíssimas, a cerca de 1200 metros de altura. Cachoeiras, cânions, lagos e muita vegetação encontram-se protegidos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com atrações como o Vale da Lua e as cachoeiras Almécegas. Além de destino ecológico, a Chapada é também muito popular entre místicos já que, dizem, a região tem uma energia única e diferente.
Pantanal, MS e MT
Maior planície de inundação contínua do mundo, o Pantanal tem 80% de seu território no Brasil, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o resto distribuído entre Paraguai e Bolívia. A grande biodiversidade, com onças pintadas, tamanduás e araras azuis, entre muitos outros animais, é principal atrativo do Pantanal. Diferentes hotéis e fazendas de ecoturismo recebem os visitantes, com excursões e passeios a cavalo, de jipe ou de caiaque, parando para pescar piranhas em meio aos numerosos jacarés.
Fernando de Noronha, PE
O arquipélago de Fernando de Noronha é uma das maiores jóias do litoral brasileiro. Apesar de pertencer ao Estado de Pernambuco, a cidade mais próxima de Fernando de Noronha é Natal, no Rio Grande do Norte, a 360 km. Composto de 21 ilhas e ilhotas, o arquipélago tem praias paradisíacas com águas perfeitas para mergulhar, mantendo uma estrita proteção ecológica e limitando o turismo.
Abrolhos, BA
Partindo de Alcobaça, no litoral sul da Bahia, turistas podem visitar o belo arquipélago de Abrolhos, formado por 5 ilhas principais. Protegidas pelo Parque Nacional Marinho de Abrolhos, as ilhas são conhecidas por receber baleias jubarte durante a temporada de acasalamento, entre julho e novembro. Além de avistar baleias, os visitantes também podem curtir excelentes mergulhos, encontrando naufrágios, peixes coloridos e um grande número de corais.
Chapada Diamantina, BA
Região de serras no centro da Bahia, a Chapada Diamantina tem belezas que encantam os amantes da natureza. A Cachoeira da Fumaça, com 380 metros de queda livre, e o Poço Encantado, incrível lago dentro de uma caverna, fazem parte das numerosas atrações que podem ser encontradas em trilhas na Chapada, que culmina no Pico do Barbado, a 2033 metros.
Ilha Grande, RJ
Paraíso ecológico do litoral fluminense, próximo a Angra dos Reis, Ilha Grande garante a seus visitantes um encontro único em harmonia com a natureza. Mais de cem praias exuberantes e trilhas pela Mata Atlântica recebem os turistas, numa ilha que é exemplo de desenvolvimento sustentável e aonde os carros estão proibidos.
Brotas, SP
Com uma infra-estrutura voltada para o ecoturismo, Brotas é um destino ideal para aventureiros e amantes da natureza. Bóia-cross, rafting, tirolesa e trekking são algumas das atividades que podem ser praticadas em Brotas, em meio a rios, trilhas e cachoeiras como a bela Cachoeira dos Quatis ou a Cachoeira Santa Maria e suas piscinas naturais.
Ilha do Mel, PR
Considerada como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Ilha do mel tem 90% de sua área total considerada de preservação ambiental. Com um turismo limitado para proteger ao máximo a natureza, a ilha tem praias de águas límpidas ideais para o mergulho e trilhas em meio a vegetação da Mata Atlântica, onde é possível avistar espécies ameaçadas de extinção como o papagaio-de-cara-roxa. O acesso à ilha é feito de barco, desde as cidades paranaenses de Paranaguá ou Pontal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário