terça-feira, 17 de julho de 2012

Turismo de Portugal promove coquetel de abertura da exposição "Janelas Portuguesas"



O Turismo de Portugal no Brasil promoveu na última sexta-feira, 13 de julho, na Casa de Portugal, em São Paulo, vernissage para 200 convidados da exposição “Janelas Portuguesas”, do fotógrafo e engenheiro Hênio de Souza.

O evento integra as comemorações dos 77 anos da Casa de Portugal e ainda visa promover o turismo no país por meio da exibição de imagens que remetem à história, modernidade e cultura.

A mostra "Janelas Portuguesas" traz 25 imagens que, através da arquitetura, retratam a evolução e a modernidade de diferentes cidades portuguesas. “O processo de seleção foi muito difícil, cada foto tem sua particularidade, cada momento tem sua história, mas acredito que as pessoas que visitarem a exposição irão concluir que Portugal tem tradição, mas também tem modernidade. O país tem cidades belíssimas, hotéis fantásticos e muita agitação para se descobrir. Portugal não é obvio”, conta Hênio.

O trabalho do engenheiro natural de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, e morador de São Paulo, é resultado de cerca de 2.000 fotos registradas em agosto do ano passado. Hênio ainda foi o vencedor do concurso cultural Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal e Grupo Pousadas, em 2011, com a foto “Janela Pousada do Porto”.

Representantes dos mais variados setores da comunidade luso-brasileira em São Paulo prestigiaram a abertura da exposição. Entre os convidados, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço; o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Filho; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio Almeida e Silva; e o presidente da Casa de Portugal, Julio Rodrigues.

O diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Paulo Machado, que também é vice-presidente da Casa de Portugal, afirmou que a exposição insere-se nas ações desenvolvidas pelo organismo para reforçar a promoção do país entre os portugueses e luso-descendentes que vivem no Brasil. “Nossa proposta é reforçar a divulgação e a promoção de Portugal junto às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, com maior incidência no Brasil, para lembrar que Portugal é um país vocacionado para o turismo, que tem uma excelente infraestrutura turística e que vale a pena ser incluído na sua próxima viagem ao exterior. A comunidade luso-brasileira é um importantíssimo segmento que muito poderá ajudar na consolidação da nossa imagem de t radição e modernidade”, ressaltou.
A mostra “Janelas Portuguesas”, de Hênio de Souza, segue aberta ao público até o dia 10 de agosto, na Galeria de Artes da Casa de Portugal. O evento foi organizada pelo Turismo de Portugal, com o apoio da SPTuris, Casa de Portugal, AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Conselho da Comunidade Luso-brasileira e da Câmara de Comércio Brasil Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário