sexta-feira, 27 de julho de 2012

Destinos especiais na América Latina

Planeje suas próximas férias em uma destas três joias turísticas da América Latina: Panamá, Paraty (Brasil) ou a Península de Samaná (República Dominicana). Além de sua grande riqueza histórica e cultural, estes três destinos contam com belas praias, paisagens paradisíacas e hotéis sofisticados, que oferecem uma ampla variedade de atividades.

Panamá



Foto: Thinkstock

O Panamá é um dos principais destinos turísticos da América Latina. Suas praias em dois oceanos, bairros históricos e o famoso canal fizeram prosperar a economia do país. Além disso, turistas e investidores são atraídos pelo mercado imobiliário, serviços financeiros e sua variada oferta de compras.

Ao longo do istmo do Panamá, o arquipélago Bocas del Toro tornou-se parada obrigatória para os amantes do mergulho e snorkel. Com nove ilhas e mais de 200 ilhotas espalhadas pela laguna de Chiriquí, o arquipélago é como um Caribe em miniatura. O Laguna Azul Eco Lodge, um dos muitos hotéis rústicos da região, é rodeado um ambiente exótico em que a natureza é a principal protagonista.

Já no coração da Cidade do Panamá encontra-se o distrito histórico Casco Viejo, declarado Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco em 1997. Suas ruas estreitas e casas antigas de arquitetura colonial dão lugar a um badalado distrito artístico, com galerias, cafés, restaurantes e hotéis refinados, como o Canal House, eleito pelo New York Times como o melhor da cidade do Panamá.

Doze anos depois de o governo panamenho assumir o controle total sobre sua operação, o Canal do Panamá continua sendo um dos destinos turísticos obrigatórios do país. A existência de um projeto de expansão multibilionário, que pretende ampliar e aprofundar o canal, aumenta o interesse por este país, que se consolida como um destino turístico de luxo na América Latina.

Prova disso é o Waldorf Astoria Panamá, o primeiro hotel latino-americano desta rede, que abrirá suas portas em junho deste ano. Cabe citar também o suntuoso Trump Ocean Club, primeiro arranha-céu do magnata Donald Trump fora dos Estados Unidos, considerado o edifício mais alto da América Latina.

Paraty, Brasil



O Brasil é muito conhecido por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, grandes metrópoles que atraem milhares de turistas. No entanto, uma pequena e charmosa cidade as duas capitais está se tornando um destino cultural cada vez mais valorizado: Paraty.

Um dos grandes atrativos de Paraty é sua própria história. No século XVIII, esta cidade litorânea era considerada o segundo porto mais importante do Brasil, de onde se exportava ouro para Portugal. Também era muito conhecida durante a época colonial por ser a mais importante produtora de brandy do país. De fato, até meados do século XX, a palavra “paraty” era sinônimo de “brandy”.

Outro grande atrativo de Paraty é sua grande efervescência cultural e artística. Durante o mês de junho, um festival de jazz, blues e soul atrai importantes músicos brasileiros e americanos, lotando suas ruas de pedra. Outro evento de destaque é o Paraty Em Foco, una uma série de mostras fotográficas com novos talentos e artistas consagrados do Brasil e de outros países. Por fim, o evento mais badalado do calendário da cidade é a festa literária Flip, que todos os anos atrai escritores do porte de Isabel Allende e Ian McEwan, reunindo anualmente milhares de amantes da literatura em um ambiente paradisíaco.

Refinadas lojas de artesanato em um romântico corredor de compras na Rua do Comércio também atraem os visitantes. Não podemos esquecer da famosa caipirinha, feita com um ingrediente local muito especial: a cachaça.

Por fim, a viagem será ainda mais prazerosa se você se hospedar na Casa Turquesa, o hotel mais sofisticado de Paraty, eleita a melhor pousada nova do Brasil em 2009. No final deste ano, será inaugurado o primeiro hotel de luxo da cidade, construído pela rede francesa Maison des Reves, conhecida por seus chalés glamourosos, cheios de conforto e elegância.

Península de Samaná, República Dominicana



A República Dominicana tem um segredo muito bem guardado. Trata-se da Península de Samaná, parte da província de mesmo nome. Suas praias praticamente virgens são um verdadeiro berçário de baleias, que migram para acasalar em suas águas mornas cristalinas durante os meses de inverno.

Um aeroporto internacional e uma estrada nova transporta os viajantes de Santo Domingo até Samaná em apenas duas horas, colocando este paraíso ao alcance de todos.

Além disso, a península possui praias extraordinárias e a maior concentração de coqueiros por metro quadrado do mundo. Cayo Levantado, uma pequena ilha localizada no nordeste da baía, abriga praias inesquecíveis, um verdadeiro sonho para quem está de férias.

A Baía de Samaná também é conhecida internacionalmente por atrair, todos os anos, cerca de 3.000 baleias-jubarte em um belo ritual de acasalamento. Os visitantes podem até chegar a poucos metros dos animais para fotografá-los.

Este paraíso tropical conta com hotéis de primeira categoria, como o Balcones del Atlántico, da cadena Rockresort, que abriu suas portas em maio do ano passado, no vilarejo de Las Terrenas, oferecendo atividades de ecoturismo e todo tipo de esportes aquáticos. Mas se você deseja um espaço mais exclusivo e tradicional, The Península House é uma boa pedida. Com seis luxuosas suítes, em 2011 recebeu o prestigiado prêmio Andrew Harper, crítico que visita incógnito os resorts, cruzeiros e restaurantes mais finos do mundo para depois resenhá-los em uma aguardada publicação anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário