segunda-feira, 16 de julho de 2012

Previna-se antes de viajar

Com a chegada das férias, planejar uma viagem e arrumar as malas não devem ser as únicas preocupações de quem vai visitar outro estado ou país. Colocar o calendário de vacinação em dia é fundamental para garantir proteção a possíveis doenças regionais. Consultar as doses exigidas para cada destino é a forma mais segura de garantir diversão sem preocupação com a saúde.
Entre as principais vacinas indicadas a quem pretende conhecer as cinco regiões brasileiras, destacam-se as doses contra febre amarela, gripe, hepatites A e B, e febre tifóide. Já aqueles que vão para outras países precisam se proteger contra doenças como a gripe influenza, o sarampo, as hepatites A e A+B, a febre amarela, a febre tifóide e a poliomielite, conforme o continente e o país. Vale lembrar que, em alguns locais, determinadas vacinas são pré-requisito.
Quem estiver indo para acompanhar as Olimpíadas de Londres, deverá ter cuidado redobrado. Além das vacinas recomendadas para o ingresso no Reino Unido, vale o cuidado com doenças presentes em outros países, já que o contato com pessoas de várias partes do mundo é inevitável. Isto porque as doenças respiratórias são transmitidas com aglomeração de pessoas e contato prolongado. Vacinas contra a meningite dos tipos A, C, W135, Y (estes dois últimos com circulação); a vacina tríplice viral contra a rubéola, a caxumba e o sarampo, este último com vírus que continua circulando pela Europa; a gripe, devido ao H1N1 que ainda circula no mundo. Além disso, existe uma nova vacina que protege ao mesmo tempo contra difteria, tétano, coqueluche, esta reemergente que acomete principalmente as crianças, e poliomielite, que ainda não foi completamente eliminada, ainda endêmica no Paquistão, na Nigéria e no Afeganistão.
A infectologista e gestora do Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos enfatiza que é importante se proteger. “Independente de idade, sexo ou ocupação, todos devem manter seu calendário de vacinação em dia”. Para os viajantes, a orientação é com relação à antecedência das vacinas. “Quem vai viajar deve fazer a vacina recomendada para seu destino com antecedência de, no mínimo, 15 dias para as vacinas de dose única. A vacina vai além da proteção individual, pois evita a disseminação de determinados tipos de doenças”, alerta.
Antes da viagem, confira as dicas e vacinas para os viajantes nos sites www.anvisa.gov.br e www.saude.gov.br/SVS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário