sábado, 28 de julho de 2012

Descubra o céu estrelado de Portugal

Para aqueles que vivem em grandes metrópoles, ver um céu cheio de estrelas é algo que acontece em raras ocasiões. Pensando nessa dificuldade, a Fundação Starlight criou, em 2007, um sistema que certifica os melhores lugares do mundo para ver estrelas, com o objetivo de garantir a proteção dos céus noturnos.

A barragem do Alqueva, sétima maior de Portugal, localizada no Alentejo, foi o primeiro lugar do mundo a receber a certificação do “Destino Turístico Staright”, no qual foram reconhecidos a excelente qualidade em contemplar o céu estrelado e a oferta de atividades turísticas com base neste recurso.

A reserva Alqueva Dark Sky tem três mil quilômetros quadrados espalhados ao longo dos municípios de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Portel. A reserva também disponibiliza o Alqueva Rota Dark Sky, que integra hospedagem, restaurantes, atividades, profissionais e equipamentos para a contemplação das estrelas. É o maior lago artificial da Europa, com 250 quilômetros quadrados de superfície e volume de 4.150 hectômetros cúbicos.

A Fundação Starlight leva em conta a quantidade de noites sem nuvens, escuridão, visão e transparência. A recuperação do céu estrelado é uma tarefa contínua que envolve diversos membros da sociedade como educadores, comunidades científicas, administrações públicas e organizações internacionais.

Hoje, Alqueva se tornou um dos destinos turísticos de excelência em Portugal. A tranquilidade, aliada às inúmeras atividades, costumes tradicionais e artesanato local garantem finais de semana relaxantes e entretenimento para os turistas.

O espetáculo incomparável de ver um céu escuro e cheio de estrelas não pode passar despercebido por ninguém e vale ser observado bem de perto. Através do telescópio é possível se encantar com os planetas brilhando, constelações e rios de estrelas. Além disso, o som fica por conta dos pássaros locais, acompanhando o ar de tranquilidade e estimulando a contemplação das estrelas.

Se você não teve a oportunidade de apreciar o centro da Via Láctea e a Ursa Menor, Alqueva é um excelente local para deitar-se no chão e entrar em comunhão com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário