sexta-feira, 6 de julho de 2012

Convento do Espinheiro oferece experiência única aos amantes de vinho



As vinhas do sul de Portugal nasceram literalmente à sombra dos conventos a partir do século XIV. Justamente porque os monges necessitavam de vinho para a missa. O Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, um dos hotéis mais luxuosos de Portugal, situado na região do Alentejo, resultou da recuperação do Mosteiro Jerônimo erguido em 1458, que era também utilizado como Residência Real por vários reis de Portugal.

Como nos melhores conventos, a adega do Convento do Espinheiro impressiona pela sua grandiosidade e beleza, justamente devido aos monges que lá viviam, donos das famosas vinhas de Pêra Manca durante o século XV, de onde se especulam que proveio o vinho que Pedro Álvares Cabral levou em suas caravelas quando descobriu o Brasil.

Não é surpresa, portanto, que o vinho ocupe um lugar de honra no dia a dia desse maravilhoso hotel. Diariamente todos os hóspedes são convidados pelo sommelier para uma degustação de vinhos em uma mística cisterna gótica, em um encontro que mistura sabores e saberes inesquecíveis.

Por outro lado são disponibilizados diversos circuitos enológicos. A riqueza vínica do Alentejo é tanta que fica difícil escolher quais adegas visitar. Sejam as mais conhecidos como o Esporão ou a Adega da Cartuxa, ou então os mais recentes como a Adega dos Grous, Comenda Grande, Malhadinha ou Adega Maior. São centenas de marcas de elevada qualidade, muitas delas agora também dispondo de produção própria de azeites extra virgem.

Deixe-se levar pelos sabores e aromas de vinhos e azeites de qualidade. Localizado a dois quilômetros da cidade alentejana de Évora, considerada em 1986 Patrimônio Mundial pela Unesco, o luxuoso Convento do Espinheiro é um misto de requinte e história em meio a uma paisagem medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário