quarta-feira, 25 de julho de 2012

De Noronha ao Caribe; conheça 16 lugares para ver golfinhos



Os golfinhos são lindos, simpáticos e geralmente escolhem lugares paradisíacos para aparecerem. Algumas espécies preferem nadar por águas quentes como em Fernando de Noronha ou Caribe, enquanto outras já se arriscam em locações mais frias. Porém, não importa onde eles apareçam costumam roubar a cena e completar uma vista inesquecível. Por isso, o Terra reuniu alguns ótimos roteiros para quem quer ver e até, em alguns casos, nadar com golfinhos.

Baía dos Golfinhos, Santa Catarina, Brasil
A Praia da Armação da Piedade é a melhor da região para ver os golfinhos. A área é hábitat de quase uma centena de animais da espécie tucuxi. Juntamente com a ilha de Anhatomirim, a Baia dos Golfinhos é um dos roteiros mais procurados entre turistas que querem passear de escuna por Governador Celso Ramos. O acesso pode ser feito por terra ou barco, enquanto o turista aprecia o belo espetáculo dos golfinhos.

Baía Formosa, Rio Grande do Norte, Brasil
Neste vilarejo que acaba escondido pela badalada e próxima Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, diariamente os barcos de pescadores e os golfinhos embelezam ainda mais a paisagem de águas verdes. O turista pode conferi-los mais de perto em um passeio de barco oferecido pelos profissionais da cidade ou também avistar os animais da própria praça central da cidade, chamada de Praça do Pôr do Sol, onde, inclusive, a vista faz completo jus ao nome do local.

Cancún, México
Outro ótimo roteiro para ver golfinhos e usufruir de praias maravilhosas é Cancún. Aqui é possível ver golfinhos em habitat natural durante passeios e mergulhos ou nadar com eles em ambiente controlado. Dentro de um aquário o turista pode tocar os animais, brincar, fazer truques e nadar com eles em uma área de pouca profundidade.

Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil
A Baía dos Golfinhos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um dos locais mais prováveis de se encontrar altas concentrações de golfinhos oceânicos no mundo. Em 94% dos dias grupos de três a 2046 golfinhos rotadores chegam á região para descansar, reproduzir, cuidar dos filhotes ou se proteger de tubarões. O melhor período para vê-los é entre 6h e 7h30 e vale levar um binóculo para acompanhar as acrobacias. Durante passeios de barco próximo à Baia é possível observar os golfinhos nadando e saltando em giros espetaculares na frente e nas laterais do barco. A ilha possui até um projeto voltado para a proteção do golfinho rotador.

Flórida Keys, Flórida, Estados Unidos
Com belas praias e ótimas opções de entretenimento, a Flórida é outro ótimo roteiro para quem quer uma viagem com presença de golfinhos. Porém, o melhor lugar da região para esse tipo de encontro é Flórida Keys, onde a presença deles é mais abundante. Quem não se contenta com a possibilidade de avistar os animais pode optar por nadar com eles em um dos parques aquáticos da área.

Grand Bahama, Caribe
A maior ilha das Bahamas também merece destaque quando o assunto é golfinhos. O local, que já é roteiro famoso entre os mergulhadores por seus espetaculares buracos azuis e jardins de corais, também oferece a oportunidade de mergulhos com golfinhos em seu hábitat. A atividade é organizada pela sociedade de exploradores submarinos e é realizada em alto-mar, ao lado de um recife de coral a cerca de 1,5 km da costa.

Havaí, Estados Unidos
A Baía Kealakekua é um dos principais pontos para encontrar golfinhos no Havaí. Para encontra-los é melhor visitar o local nas primeiras horas da manhã ou no pôr do sol. A espécie mais comum na região é a do golfinho-rotador que costuma acompanhar com suas acrobacias os passeios de barcos para Na Pali e Niihau. Porém, o golfinho-riscado também pode ser encontrado de vez em quando. Além, de vê-los durante passeios e mergulhos, o Havaí também oferece a opção de nadar com os animais em parques nacionais marinhos.

Ilha do Cardoso, São Paulo, Brasil
Com quilômetros de praias desertas, cachoeiras e trilhas pela Mara Atlântica, a Ilha do Cardoso parece o ambiente perfeito para se entrar em contato com a natureza. Durante os passeios e trajetos feitos de barco, lancha ou balsa os golfinhos costumam dar o ar da graça, nadando ao lado das embarcações para completar a paisagem paradisíaca. Eles aparecem especialmente na face ocidental da ilha.

Ilha do Superagüi, Paraná, Brasil
A área faz parte do Parque Nacional do Superagui, ao lado das ilhas da Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho. A beleza natural é o carro-chefe da região, com praias desertas e manguezais intocados. Dentre as diversas espécies que vivem nesse paraíso preservado, como os papagaios-da-cara-roxa, estão os golfinhos que chegam muitas vezes nadando ao lado dos barcos na costa da Baía.

Los Cabos, península Baja Califórnia, México
Com uma beleza natural estonteante, essa região não é apenas ótima para avistar golfinhos e baleias também. O melhor momento para encontra-los é entre janeiro e abril. A Baía Madalena é um santuário das baleias cinza, que vêm procriar nessa área. Por isso, um passeio de barco aqui pode unir a companhia dos golfinhos com filhotes de baleias. Para quem quer nadar com os golfinhos ainda há a opção de fazer isso em parque aquático.

Palau, Micronésia
Este país da Micronésia é o lar de golfinhos que podem ser avistados pelos turistas durante passeios de barcos e caiaques. Adultos e crianças também podem interagir com os animais durante mergulhos em alto-mar ou encontro programado. Outra opção inusitada é acompanhar um dia de treinamento de um golfinho da reserva.

Praia do Curral, Rio Grande do Norte, Brasil
Assim com a vizinha Praia do Madeiro, esse é um ótimo ponto para observar e até nadar com golfinhos. Aqui eles são os donos da casa e costumam receber os visitantes com saltos e acrobacias. É possível chegar ao local, conhecido como Baía ou Enseada dos Golfinhos, por meio de um belo passeio de barco de Pipa ou, durante a maré baixa, por uma caminhada pela beira do mar.

Punta Cana, República Dominicana
Neste paraíso de águas verdes, na República Dominicana, há dois parques onde é possível ver golfinhos. Em um deles, o Dolphin Island, o visitante não só vê os fofos animais como também nada e brinca com eles. Os turistas chegam a ficar emocionados com a interação com os bichinhos, que batem palmas e dão beijos. E a emoção não para por aí. No mesmo local, em uma espécie de tanque ao lado, os mais corajosos também podem arriscar um mergulho com tubarões. Na mesma cidade, o parque Manati é uma opção mais turística e oferece shows com os golfinhos e com leões-marinhos. O turista também confere outros animais locais.

Roatán, Honduras
Recifes de corais, paradões cobertos por esponjas do mar, vida marinha riquíssima e golfinhos fazem de Roatán um roteiro ótimo para mergulhadores. O Antonys Key Resort organiza com o Instituto de Ciências Marinhas um mergulho com mais de uma dúzia de golfinhos nariz de garrafa. O passeio ainda conta com uma palestra instrutiva sobre a espécie.

Shark Bay, Perth, Austrália
O nome da Baía no ponto mais oeste do país, considerada Patrimônio da Humanidade, se refere a tubarões, porém são os golfinhos que adentram a área diariamente para nadar e interagir com os visitantes. O melhor ponto para avistá-los é Monkey Mia, que possui um programa especial de proteção aos animais.

South Padre Island, Texas, Estados Unidos
O Texas pode não ser o primeiro lugar que vem a cabeça quando você pensa em golfinhos, porém, uma das atividades preferidas entre os turistas de South Padre Island é o passeio para avistar golfinhos. Bons locais para interagir com os golfinhos-rotadores são a Madre Bay e a Enseada dos Golfinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário