terça-feira, 3 de julho de 2012

Caribe dominicano mais atraente para os nordestinos



A República Dominicana é muito mais do que praias paradisíacas, com mar de azul turquesa e areia branca finíssima. Isso os europeus e canadenses já sabem. Os brasileiros também começam a descobrir as facetas do caribe dominicano e são responsáveis pelo maior crescimento na emissão de turistas para aquela região da Ilha Hipaniola, que faz fronteira com o Haiti, na América Central. Só em 2011, a República Dominicana recebeu 76.625 visitantes brasileiros, representando um aumento de 106% em relação a 2010. O número tende a crescer significativamente com o início neste fim de semana das operações da companhia aérea panamenha Copa Airlines na capital pernambucana, abrindo as portas de embarque caribenho aos nordestinos.

Para conferir a nova rota turística, que inclui a colonial cidade de Santo Domingo e o badalado litoral de Punta Cana, o NE10 - portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - viaja na madrugada desta segunda-feira (25) junto a uma comitiva de jornalistas pernambucanos e vai utilizar as redes sociais do portal (Instagram, Twitter, Facebook, Google+ e Tumblr) como um diário de bordo para compartilhar os melhores momentos da viagem na República Dominicana. Fique atento à hastag #NE10noCaribe.

LEIA MAIS:
» Muito forró na chegada do primeiro voo da Copa Airlines no Recife
» Voo Recife-Panamá começa a operar dia 24

A programação começa por Santo Domingo, capital do país, que ficou mais conhecida no mundo depois de sediar o Pan-Americano em 2003. Os jogos foram marcados pela desorganização, mas renderam ao Brasil seu terceiro melhor desempenho no principal evento multiesportivo do continente americano, ocupando um histórico quarto lugar com 123 medalhas, sendo 29 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze. Quem estava lá e subiu ao pódio em terceiro lugar foi a nadadora pernambucana Joanna Maranhão, até então estreante na competição, aos 16 anos. "Os dominicanos eram animados e participativos, tanto nas competições como na rua mesmo. Só tenho lembranças boas dali, inclusive porque foi lá que consegui o índice olímpico pra Atenas", disse a atleta em entrevista ao NE10 por e-mail, durante intervalo nos treinos em Sierra Nevada, Espanha, onde está focada para os jogos de Londres.


Foto: Divulgação

Joanna lamenta por não ter tido tempo de conhecer mais a cidade, que possui cerca de 300 monumentos históricos do século 16 e ostenta o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1990. É na Zona Colonial, no El Faro a Colón, onde, acredita-se, estarem enterrados os restos mortais do navegador Cristóvão Colombo, que iniciou em Santo Domingo a conquista espanhola do "novo continente". Entre ruas de pedras e casas vitorianas, os visitantes também encontram vida agitada noturna, com bares e restaurantes, onde é possível degustar comidas típicas ao som do merengue, o ritmo nacional. O maior expoente da música dominicana é Juan Luis Guerra, artista ganhador de vários prêmios Grammy e responsável pela renovação do merengue no mundo. "Pouca gente se lembra, mas Juan Luis Guerra fez muito sucesso no Brasil nos anos 90, com a gravação da versão em português de 'Burbujas de Amor' por Fágner", salienta o crítico musical do Jornal do Commercio, José Teles. Quem gosta de dançar encontra no bachateo, movimento musical originalmente dominicano que combina a bachata com o reggaeton, mais uma opção de diversão.




Foto: Acervo pessoal

SOL E MAR - Com temperatura que oscila entre 22 e 32 graus durante o ano todo e mais de 1,5 mil quilômetros de praias, não é de surpreender que este seja o destino principal da grande maioria de turistas que visita a República Dominicana. Dados do Banco Central dominicano revelam que Punta Cana, localizada na costa leste, é disparada a preferência dos brasileiros: 65.766 desembarcaram no Aeroporto Internacional da região só no ano passado. "Casais em lua de mel e jovens solteiros e aventureiros são os principais clientes", conta a diretora de operações e marketing da Vision Tour Operadora Suely Oliveira, que viu crescer a procura - mesmo que ainda pequena - por este roteiro em Pernambuco no último ano. "Foram quase 50 pessoas em 2011. E, em geral, o interesse delas era desfrutar dos resorts de luxo. O Nordeste possui belas praias, mas ainda é carente deste tipo de infra-estrutura", ressalta Suely, que esteve no país no mês de abril para conferir de perto as opções hoteleiras do lugar.


Foto: Acervo pessoal Quando chegou em um dos inúmeros hotéis all inclusive que integram o complexo turístico de Punta Cana, o pernambucano Paulo Roberto Alves Nascimento (foto acima), 31 anos, só queria ficar nas instalações do hotel. "Lá tem de tudo, pra quem quer descansar ou se divertir", diz o militar do Exército Brasileiro que integrou a Missão de Paz da ONU no Haiti de janeiro a julho do ano passado. Foi durante uma folga do serviço que conheceu o país dominicano. "A maioria dos militares em missão no Haiti vai para Punta Cana no tempo livre. Acho que é um roteiro que vale a pena conhecer apesar da desigualdade social em relação ao restante do país", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário