terça-feira, 17 de julho de 2012

O universo das esmeraldas colombianas



Além da bela orla banhada pelas águas caribenhas e pelas obras do artista plástico Fernando Botero, a Colômbia também é conhecida por ser o maior produtor de esmeraldas no mundo. As regiões de Boyaca e Cundinamarca são os principais locais de extração da pedra que é o desejo de consumo entre os artigos de luxo.

Desde a antiguidade a pedra preciosa representa amor, veneração, saúde e paz. A variedade de formas, cores, peso e pureza conferem à esmeralda um status que ultrapassa séculos. A sofisticação em torno de um objeto tão valioso tem em sua essência a participação efetiva da natureza, resultado da união de líquidos de milhares de anos, o que garante um formato exclusivo.

A Colômbia é o primeiro produtor mundial de esmeraldas, contribuindo com 55% da produção mundial, contra 15% de países como o Brasil e a Zâmbia que a seguem na lista. As esmeraldas colombianas são famosas mundialmente, não apenas pela quantidade produzida, mas também pela qualidade, pois apresentam características marcantes no que se refere à cor, tamanho, pureza e brilho que as tornam as mais cobiçadas em todo o mundo.

Museu da Esmeralda

Em local privilegiado, próximo ao famoso Museu do Ouro, em Bogotá, é possível conhecer a fundo o universo genealógico das esmeraldas desde sua formação natural, suas composições exclusivas até a diferenciação entre joias originais e réplicas. Trata-se do Museu da Esmeralda, um espaço cultural único no mundo, onde é exibida uma coleção exclusiva dessas pedras preciosas, com mais 3000 peças originadas há milhões de anos.

O espaço de 670 metros preserva os túneis originais de importantes minas colombianas como Gachala, Chivor, Muzo e Coscués. O roteiro do museu é dividido em três etapas. O visitante entra no túnel e assiste a uma projeção de sete minutos que fala sobre o dia-a-dia da extração do mineral além de registrar belas paisagens da Colômbia andina. O acervo conta com cerca de 3 mil pedras avaliadas entre 4 e 20 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário