segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quer ir: Espanha

Vizinha de Portugal, não só no mapa mas também na história e na cultura, a Espanha tem atraído dezenas de milhões de viajantes por ano, pelo maciço investimento no setor turístico, pela abundância e variedade de atrações históricas de todas as épocas, pela vida cultural riquíssima e pelo próprio estilo de vida espanhol, um pouco diferente em cada região ou grande cidade como Madri, Sevilha ou Barcelona.

Os hábitos e a cultura populares são levados muito a sério pelos espanhóis. As touradas continuam atraindo público em todo o país (apesar de consideradas bastante "politicamente incorretas" por muitos); a música e a dança flamencas são cultivadas por excelentes artistas; e a siesta (repouso no meio do dia, quando literalmente tudo pára) e o bate-papo regado a sangria ou vinho e tapas (petiscos variados) fazem parte do dia-a-dia.

O território espanhol contém vários "países", com culturas e línguas próprias, como é o caso da Andaluzia, onde ficam Sevilha, Córdoba e Granada; do País Basco; da Galícia; e da Catalunha, onde fica Barcelona. Isso não é de se estranhar, pois a Espanha é o resultado da fusão de vários reinos medievais, dominados durante séculos pelos árabes e unidos sob a mão de ferro dos "Reis Católicos" Fernando e Isabel, os mesmos que financiaram Cristóvão Colombo.

Madri, a capital é uma das mais interessantes cidades da Europa, com ótimos museus, (entre eles o famoso Museu do Prado e o Reina Sofia), bons restaurantes e via noturna animada. Próximo de Madri não se deve deixar de visitar Toledo, uma cidade que ainda conserva suas muralhas medievais.


Espanha o fantástico Alhambra, expressão suprema
da presença árabe na Andaluzia

Em Castilla y León ficam três antigas cidades de especial interesse para quem visita a Espanha a turismo: Ávila, Segóvia e Salamanca. Na Extremadura, perto da fronteira com Portugal fica Mérida, uma cidade da época dos romanos q que conserva um patrimonio arqueológico importante. Na Galícia o maior destaque é Santiago de Compostela, que atrai peregrinos do mundo todo, que percorrem o famoso Caminho de Santiago.

A Ilha de Ibiza, por sua vez, que pode ser visitada de ferry a partir de Barcelona, toda branca, animadíssima no verão, com muitos bares e discotecas, recebe turistas do mundo todo.






Quer ir? Mande um lugar onde você gostaria de ir, que nós publicaremos matérias sobre o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário