quarta-feira, 24 de outubro de 2012

27º Salão do Automóvel movimenta mercado turístico de São Paulo

De 24 de outubro a 4 de novembro, o Anhembi Parque recebe a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece na cidade há mais de 50 anos. O evento é o maior e mais importante deste segmento na América Latina e marcou a inauguração do próprio Anhembi em novembro 1970, durante a 7ª edição.

Segundo a organização do Salão em 2010 o evento recebeu 750 mil visitantes. Durante o período, o Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris - empresa municipal de promoção turística e eventos), levantou dados que mostraram a visita de quase 300 mil turistas vindos de toda a América Latina; de outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal; e de cidades próximas como Campinas, São Bernardo do Campo, Santos e Guarulhos.

Além disso, o perfil sociodemográfico revelado pelo levantamento indica a presença de 74,5% de pessoas do sexo masculino no último Salão do Automóvel. Já as faixas etárias com maior porcentagem foram de 30 a 39 anos (25,6%), seguida pelo público entre 18 e 24 anos (24,2%). Em relação aos quase 300 mil turistas que vieram ao evento, foi constatado que eles ficaram, em média, 2,8 pernoites na cidade e gastaram R$ 1.221,49 no período.

Este ano o Observatório realizará novamente pesquisa para traçar o perfil do público que frequenta o Salão do Automóvel, a fim de traçar a média do tempo de permanência e dos gastos na cidade, que indicam o quanto eles movimentam na economia paulistana. Além disso, também será questionado se o entrevistado irá comparecer ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a ser realizado no final de novembro.

O evento de 2012 terá 49 marcas que trazem as principais novidades em tecnologia, sustentabilidade e design automotivo. Ao todo serão 500 veículos em exibição e nomes como Ferrari e Maserati confirmaram presença no evento.

Museu de Eventos Anhembi Parque

O Museu de Eventos Anhembi Parque é um memorial on-line que traz a história de todos os eventos que acontecem no Anhembi desde sua criação. O espaço possui um túnel do tempo, no qual é possível consultar qualquer feira, show, congresso que tenha passado pelo local desde 1970 e tenha registro. O endereço do site é www.mueap.com.br

De tempos em tempos, o Museu coloca em seção específica um "evento em destaque", que tenha marcado a história do o Anhembi. O Salão do Automóvel já está nesta área especial e tem dezenas de fotos de todas as edições, desde 1970, ano em que o Salão veio para o Anhembi, além das seis experiências anteriores no Parque Ibirapuera. O site traz ainda curiosidades sobre o evento, como o ano de 1993, em que foram apresentados os primeiros modelos a movidos a álcool montados no Brasil.

Programação da cidade

Durante os meses de outubro e novembro, no mesmo período do Salão do Automóvel, a cidade de São Paulo tem uma agenda cultural e esportiva bastante rica e diversificada, reunindo grandes eventos internacionais e nacionais, exposições de destaque mundial, mostras de cinema e atrações musicais para todos os gostos, além dos já tradicionais pontos turísticos da cidade.

Entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro acontece a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que este ano presta homenagem ao diretor russo Andrei Tarkóvski. A programação da mostra inclui mais de 350 títulos de todo o mundo e inclui sessões gratuitas e competição de novos diretores.

A Bienal de Arte de São Paulo, que está em sua 30ª edição, acontece na capital até 9 de dezembro. Considerada uma das maiores exposições de arte contemporânea do mundo, a Bienal traz obras de mais de 100 artistas nacionais e internacionais.

Já na área musical, o famoso ex-guitarrista da banda Guns’N’Roses, Slash, fará apresentação única em São Paulo em 6 de novembro, no Espaço das Américas. O show do astro - considerado uma das "lendas da guitarra" ao lado de nomes como Jimi Hendrix, Jimmy Page e BB King - faz parte da turnê de divulgação de seu último álbum, lançado em 2011.

O Anhembi Parque também recebe o Salão Internacional de Veículos Antigos, de 22 a 25 de novembro, e terá cerca de 240 automóveis clássicos que marcaram as décadas de 1920, 1950, 1970 e 1980, entre outros, retratando a mudança de estilos e comportamento entre as gerações.

O Sambódromo do Anhembi recebe toda terça-feira o Auto Show Collection, feira voltada para os apreciadores de carros antigos. O evento traz diversos veículos customizados e também miniaturas de controle remoto. Ao lado da exposição acontece ainda um tradicional mercado de peças para carros antigos.
Informações à imprensa:

Gerência de Comunicação - São Paulo Turismo (SPTuris)
Coordenadoras: Daniela Queiroz e Nara de Lima
Assessores: Marcelo Iha | Marcia Tuna | Maria Fonseca
Contato: (11) 2226-0409 | imprensa@spturis.com
Visite: www.spturis.com | www.cidadedesaopaulo.com | www.anhembi.com.br
Press kit online: www.imprensa.spturis.com
Pedido de fotos: fotos@spturis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário