sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Festival de Ópera terá noite luso-brasileira

O XI Festival de Ópera do Theatro da Paz, que se realiza em Balém, participa das comemorações do ano de Portugal no Brasil apresentando nesta quinta-feira, dia 25, às 20h, com entrada franca, na Igreja de Santo Alexandre, o recital Luso Brasileiro com o baixo barítono Antônio Salgado, vindo do Porto, e a pianista paraense Adriana Azulay.

Nascido no Porto, António Salgado terminou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, ao mesmo tempo que se licenciava em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Depois de um ano de pós-graduação na interpretação e estilo da música vocal barroca, em Amsterdam, ele recebeu uma bolsa de estudos do governo austríaco para prosseguir com a sua formação vocal em Salzburg, no Mozarteum - Universität fur Musik und Darstellende Kunst -, onde realizou Mestrado em “Lied e Oratória”.

O baixo barítono diz que a paixão pela música vem de berço. “Toda a minha família é voltada para o canto”, conta. “Minha mãe foi a minha professora. Comecei a gostar de música ouvindo as canções de ninar que ela me entoava”, disse ele, enquanto se preparava, na terça-feira, 23, para o primeiro ensaio com Adriana Azulay, na sala dos pianos do Theatro da Paz.

No repertório serão executadas canções de compositores portugueses e brasileiros, como Antonio Viana, Croner de Vasconcelos, Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes Graça, Cláudio Santoro, Sergio Bittencourt e Waldemar Henrique, entre outros, além de poemas de Luís de Camões, Antonio Tavernard e de Guerra Junqueiro. “Tenho contato com o Brasil desde os meus 20, 25 anos de idade, conheci muitos compositores daqui e agora também quero mostrar o repertório português”, afirma. “Será um concerto intimista, dedicado a canções da língua portuguesa, nas suas duas vertentes, a brasileira e a luso. Não esperem, por isso, um concerto operístico, pois vou cantar de forma lírica, minha preocupação é que o texto se entenda na sua integralidade, valorizando a mensagem poética”, explica o baixo barítono.

Antonio Salgado e Adriana Azulay se conheceram este ano, durante o Salvalírico, evento que aconteceu na Bahia. “Esta parceria começou em Salvador, em maio deste ano, e fizemos alguns concertos juntos. Foi então que surgiu a ideia de vir para Belém”, relata Salgado. Adriana diz que a apresentação será um momento único. “É uma correria, estamos tendo pouco tempo para ensaiar, mas já estamos juntando há, alguns meses, estas músicas do repertório e algumas delas já apresentamos em Salvador. É motivo de grande orgulho estar repetindo aqui o que mostramos lá”, diz ela, que acredita neste intercâmbio cultural proporcionado pelo Festival de Ópera.

RECITAL LUSO-BRASILEIRO
Igreja de Santo Alexandre/ 25 de outubro/20h
António Salgado, baixo-barítono
Adriana Azulay, piano
Iluminação Rubens Almeida

Repertório
01. António Viana
Poesia de Guerra Junqueiro
Regresso ao lar

02. António Viana
Poesia de Guerra Junqueiro
Cavador

03. Croner de Vasconcelos
Poesia de Luís de Camões
Descalça vai para a Fonte

04. Luís de Freitas Branco
Poesiade M. Maeterlinck (Trad. L. F. Branco)
Desejos de Inverno

05. Luís de Freitas Branco
Poesia de Luís de Camões
Soneto – O culto divinal

06. Cláudio Carneiro
Poesia Popular
Toada Popular

07. Cláudio Carneiro
Poesia de J. R. de Castello Branco
Catygua sua partindosse

08. Fernando Lopes Graça
Poesia Popular
O meu amado menino

09. Fernando Lopes Graça
Poesia de Fernando Pessoa
Tomamos a Vila

10. Fernando Lopes Graça
Poesia de Gil Vicente
Por las Riberas del Rio

INTERVALO

11. Cláudio Santoro
Poesia de Vinícius de Morais
Em Algum Lugar

12. Cláudio Santoro
Poesia de Vinícius de Morais
Acalanto da Rosa

13. Sergio Bittencourt – Sampaio
Poesia de Adelina B. Sampaio
Ilusões Perdidas

14. Sergio Bittencourt – Sampaio
Poesia de Nair Marques Lisboa de Freitas
Acalanto

15. O. Lorenzo Fernandez
Poesia de Osório Dutra
Dentro da Noite

16. Babi de Oliveira
Poesia de Augusta Campos
Poema para as Tuas Mãos

17. Babi de Oliveira
Poesia de Mário Faccini
Singela Canção de Maria

18. Waldemar Henrique
Poesia de Antonio Tavernard
Foi Boto, Sinhá

19. H. Villa-Lobos
Poesia Popular
Viola Quebrada

20. H. Villa-Lobos
Poesia Popular
Nhapopé

Serviço
XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. Nesta quinta-feira, 25, tem Recital Luso Brasileiro, com o baixo barítono Antonio Salgado e a pianista Adriana Azulay. Na Igreja de Santo Alexandre, às 20h, com entrada franca.


Cláudio de Oliveira
Fones:
((91) 9238 0227 – celular Belém
(11) 9 9602 6265 – celular São Paulo
(11) 2539 7075 – NucleoPress São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário