quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Canal de TV exclusivo para hotéis tem 400 mil expectadores

Desde fevereiro, o Rio Convention & Visitors Bureau está instalando nos hotéis que mantém o Rio Welcome Channel (RWC), um canal de TV turístico sobre o Rio, o que representa um diferencial para seus clientes. O RWC é um canal de TV trilíngue - português, inglês e espanhol -, transmitido para os apartamentos e áreas comuns dos principais hotéis da cidade, como Rede Windsor, Rede Sheraton, Rede Othon, Copacabana Palace, Rede Tulip, Pestana, Marriott, entre outros, e leva aos turistas informações essenciais sobre o Rio. “Cientes do que está acontecendo, os visitantes tendem a aproveitar melhor o tempo de permanência na cidade. Eles recebem dicas de gastronomia, passeios, eventos, shows, entre outros”, afirma Paulo Senise, superintendente do Rio CVB.

Uma das atrações do RWC é o quadro “Rio Chef”, que tem à frente a chef Alejandra Faundéz. Gravado na livraria Cultura do Fashion Mall, o programa apresenta aos turistas os tradicionais pratos da culinária brasileira, como a moqueca e a feijoada. A atração vai além do preparo das comidas, compartilhando informações curiosas sobre a história dos quitutes brasileiros. Faundéz visita também alguns dos principais restaurantes do Rio, indicando os destaques culinários de cada local.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio do de Janeiro (ABIH – RJ), o público potencial do canal, cerca de 400 mil pessoas por mês, é de classe AB, sendo 60% de procedência nacional e 40% de estrangeiros. Entre os brasileiros, os hóspedes mais assíduos são os paulistas e, entre os visitantes de fora, os americanos. Destes, 51% chegam ao Rio para tratar de negócios, 31% vêm a passeio, 10% são tripulações de aeronaves e 8% vêm à cidade por outros motivos. A permanência média do público em hotéis de quatro e cinco estrelas é de dois a três dias.


O canal é fruto de uma parceria entre o Rio CVB, a Ópera Prima, produtora de conteúdo audiovisual, e uma empresa de mídia out-of-home, a OurTV. Os hotéis, parceiros no negócio, além de possibilitarem a entrada do sinal, aceitam o RWC como canal padrão, exibido quando o hóspede liga a televisão.

Com conteúdo variado, os programas do canal são dinâmicos e curtos, – cada matéria tem, em média, um minuto e meio de duração - conduzidos, geralmente, por uma apresentadora, que se coloca no papel do turista e dá aos espectadores opções e dicas para curtir melhor os passeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário