terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pequena cidade medieval é um dos encantos da República Tcheca

Declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, a pequena cidade de Cesky Krumlov, localizada na região as Bohêmia, ao sul da República Tcheca e a 190 km da capital, Praga, é um espetáculo. O município é o segundo mais visitado do país, recheado de história, a cidade mantém sua arquitetura medieval. Com edifícios góticos, renascentistas e barrocos.

Com uma área de 22 km² e cerca de 14 mil habitantes, dados de 2005, a construção da cidade e seu castelo, que é o maior do país, datam do início do século XIII. Cesky Krumlov é citada em documentos desde 1253 e, com mais de 300 edifícios históricos, é uma verdadeira viagem no tempo, pois mantém a atmosfera original, mágica e encantadora de uma cidade medieval. Suas torres, praças e castelo ganham charme extra pela geografia peculiar. Isso porque está toda inserida dentro de um meandro do rio Vltava, que deu origem ao nome Cesky (“tcheco”) Krumlov, cuja tradução é “prado torto”, uma referência à curva acentuada que o rio faz em volta da cidade.

Embora a atração principal seja o castelo, que foi o antigo lar da nobre e influente família Rosenberg, a cidade oferece diversos ponto turísticos, como o Revolving Auditorium, um auditório localizado nos jardins do castelo principal que oferece espetáculos inesquecíveis como Robin Hood e A Bela e Fera. Além de monumentos em homenagem aos soldados das grandes guerras, um museu de artefatos arqueológicos e o observatório de Klet, que funciona desde 1968.

Inúmeras galerias e lojas de arte atraem os curiosos por cultura. A cidade ainda conta com festivais de teatro e música que ocorrem durante o ano, como a Celebração da Rosa de Cinco Pétalas, uma festa de três dias no mês de junho.

Entre as atrações típicas das cidades tchecas, encontra-se um museu de tortura medieval, um de fantoches e marionetes (pelo qual a República Tcheca é conhecida), e um de cera com réplica de famosos. Como não podia faltar, a Cesky Krumlov também tem sua própria cervejaria, uma das mais antigas do país, em funcionamento desde 1560. A fábrica da Eggenberg oferece visitas monitoradas com direito a degustações dos vários tipos da bebida que produz, excelentes para acompanhar a culinária local, baseada em carnes (de porco, principalmente), salsichas, repolho e batatas preparadas das mais diversas formas. As cervejas claras ou escuras podem ser apreciadas em um dos muitos restaurantes com terraços para o rio ou em outros que parecem verdadeiras tavernas medievais.

Para os aventureiros, a prática de rafiting e caiaque são atividades garantidas no rio Vltava durante o verão. Trilhas também é um esporte de destaque, seja a pé, de bicicleta ou cavalo. No inverno o ideal é alugar patins de gelo ou assistir ao famoso hockey no estádio. Pistas de sky são outra opção de fácil acesso nos arredores da cidade.

A República Tcheca localiza-se na Europa Central e possui mais de 10,2 milhões de habitantes. Sua capital, Praga, é o sexto destino mais visitado na Europa e o mais visitado do país. Sua moeda é a Coroa Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário