quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Banco do Brasil lança a linha de crédito Fat Turismo

Solução irá apoiar projetos de empresas relacionados ao turismo gerado pelos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil.


O Banco do Brasil passa a oferecer a partir de hoje (17), a linha de crédito FAT Turismo, que tem como finalidade o apoio financeiro às micro, pequenas e médias empresas que pretendam desenvolver projetos relacionados aos eventos esportivos Copa das Confederações 2013 e à Copa do Mundo FIFA 2014.

A solenidade de lançamento será em Brasília (DF) e contará com as presenças do Vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, Osmar Dias, do Vice-presidente de Governo, César Borges, do Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e do Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira.

Na oportunidade, o Banco do Brasil irá também comemorar o Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado no último dia 5 de outubro.

Com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a linha conta com as modalidades de financiamento a investimentos e capital de giro, para atendimento às necessidades das micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 25 milhões.

Com taxas de juros a partir de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 4,5% ao ano (equivalente a partir de 0,82% ao mês), a solução será comercializada, inicialmente, com exclusividade pelo Banco do Brasil.

O prazo de pagamento varia conforme a destinação dos recursos: até 84 meses, incluídos até 24 meses de carência, para financiamento de investimentos, e até 36 meses, com carência de até 12 meses, para capital de giro. O teto financiável para capital de giro é de até R$ 500 mil, e até R$ 1,5 milhão para investimentos.

A relação de itens financiáveis pela linha é bem ampla e contempla desde capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira, como também máquinas e equipamentos, veículos e embarcações para transporte de pessoas aos estabelecimentos cadastrados no Cadastur – cadastro dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo – até o desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

Dessa forma, o Banco do Brasil procura ampliar as possibilidades de atendimento às necessidades dos clientes, contribuindo para a evolução dos negócios do segmento MPE.

Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas do BB, Adilson do Nascimento Anísio, “com o FAT Turismo, que complementa o amplo portfólio de crédito, o Banco do Brasil cumpre seu papel de apoiar o desenvolvimento do País, colocando-se ao lado das empresas envolvidas nos importantes projetos de infraestrutura em andamento, contribuindo para geração de emprego e renda”.


BANCO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA – O Banco do Brasil possui uma carteira de mais de 2,20 milhões de clientes MPE. Mais de 95% desses clientes são micro e pequenas empresas na forma da Lei Geral da MPE, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões por ano.

Ao final do primeiro semestre de 2012, o saldo das operações com o segmento alcançou a marca de R$ 75,4 bilhões, incremento de 25,8% em relação ao mesmo período de 2011, resultado impulsionado, principalmente, pelo Programa BOMPRATODOS. Esse resultado reforça o posicionamento do BB de “Banco da Micro e Pequena Empresa”.

O BB oferece amplo portfólio de linhas de crédito para as mais diversas necessidades das MPE, desde recursos para pagar fornecedores e salários (capital de giro) até para a aquisição de equipamentos e reforma de instalações (financiamento de investimentos), com as menores taxas do mercado: a partir de 0,60% a.m. para capital de giro e a partir de 0,65% a.m. para financiamento de investimentos.


Fonte:
Adilson do Nascimento Anísio
Diretor de Micro e Pequenas Empresas do BB

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