sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Paraná estimula desenvolvimento de regiões turísticas

Cataratas do Iguaçu 
Foz do Iguaçu faz parte de uma das IGRs no Paraná
(foto: arquivo HN)
A Secretaria de Turismo do Paraná passou a emitir certificados de reconhecimento das IGR (Instâncias de Governança Regional), que reúnem representantes do governo estadual, de organizações sociais e de entidades empresariais ligadas ao setor. Esses conselhos são responsáveis pelas decisões tomadas entre Estado e municípios na condução da política estadual de turismo.
Hoje o Paraná está dividido em dez regiões turísticas e tem nove instâncias reconhecidas. Para obter o título, a região deve dispor de infraestrutura (hotéis, centros de eventos, postos de informação ao turista, entre outros) e de atrativos. Desta forma, cada IGR passa a entrar no planejamento de verbas e políticas públicas que visam a desenvolver os setor.
O decreto, assinado pelo governador Beto Richa, estabelece os critérios para emissão do Certificado de Reconhecimento e atende a um pedido das IGRs. O material é fruto de conversas entre a Secretaria, o Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), entidades do Conselho de Turismo do Paraná e, sobretudo, dos representantes regionais do turismo.
Inclusão
A integração de municípios em uma região turística é considerada como a melhor forma de incluir aqueles que não estão contemplados por políticas públicas.
Para requerer o certificado, cada IGR tem que comprovar a realização das reuniões periódicas previstas em estatuto. Também é necessário comprovar a existência formal de pelo menos um ano e contar com um gestor ou executivo, preferencialmente um profissional graduado em Turismo.
Os certificados têm validade de dois anos e podem ser renovados mediante solicitação.

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